Apresentação

A Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE) é uma publicação científica do CEIIACC – Centro de Estudos e Investigação em Inteligência Artificial e Ciências Comportamentais.

Fundada no ISCIAC, seus objectivos prioritários são a publicação de trabalhos científicos na área das Ciências de Inteligência Artificial e Comportamental e o intercâmbio com outras publicações científicas da mesma área ou áreas afins. A revista publica artigos originais em quatro idiomas: Português, inglês, francês e espanhol.

Esta Revista Cientifica abrange todas as áreas da inteligência artificial (IA), publicando artigos de pesquisa arbitrados, artigos de pesquisa e notas técnicas. A versão impressa do JSRAI é publicada uma vez por ano, exclusivamente pela ISCIAC Editing.

Esta revista toma como núcleo principal a linha de Investigação de Inteligência Artificial e Aplicações coordenada pelo Centro de Estudos e Investigação em Inteligência Artificial e Ciências Comportamentais – CEIIACC

Políticas

  • Âmbito
  • Políticas de Secção
  • Processo de Revisão por Pares
  • Periodicidade
  • Política de Acesso Livre
  • Indexação
  • Originalidade
  • Carta Ética
  • Revisores

Âmbito

A Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE) é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências de Inteligência Artificial, sendo os seus objetivos prioritários:

a) publicar investigações inéditas de natureza científica realizadas no domínio das Ciências da Tecnologia e Inteligência Artificial, com incidência secundária no domínio das areas de Big Data quando relevante para a área da educação;

b) promover a cooperação entre investigadores e profissionais, nacionais e estrangeiros, com vista ao aprofundamento da relação entre teoria e prática no domínio da área de intervenção de investigação.

A Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE) integra artigos predominantemente temáticos, originais e revistos em “peer-review” realizados no âmbito da sociedade.

Políticas de Secção

Artigos Originais

Pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos.

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Resumos

Resumos de dissertações e teses.

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Processo de revisão por pares

O processo de revisão editorial só será iniciado se o texto obedecer a todas as normas seguidas pela A Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE). Caso contrário, será solicitada a adequação às normas e, a partir daí, proceder-se-á à realização de nova submissão.

Se o texto estiver de acordo com as normas mencionadas e for considerado, pelo Diretor e pelo Conselho Executivo, potencialmente publicável na Revista será, então, encaminhado para 2 (dois) Revisores.

Os Revisores são escolhidos pelo Conselho Executivo, entre os investigadores de reconhecida competência na área, de preferência pertencentes ao Conselho Editorial da Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE).

Os revisores não terão conhecimento da autoria do texto, nem os autores terão conhecimento dos revisores.

Caso um revisor tenha qualquer espécie de impedimento para expressar o seu parecer, devolve, imediatamente, o artigo ao Editor da Revista. Os revisores, após a análise do texto, rejeitam, recomendam com sugestões de modificações ou sugerem a sua publicação.

Os Autores recebem cópias dos pareceres dos revisores. Caso o texto venha a ser rejeitado, os Autores podem submetê-lo novamente depois de cuidadosa revisão, tendo em consideração os pareceres recebidos.

A decisão final sobre a publicação de um texto submetido à Revista caberá ao Diretor e ao Conselho Editorial, auxiliados pelos pareceres dos revisores.

Será comunicado por e-mail o resultado final aos Autores, indicando o número da revista previsto para a publicação do artigo.

Periodicidade

Anual

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação

A Revista Científica em Inteligência Artificial e Educação – Journal of Scientific Research in Artificial Intelligence and Education (JSRAIE) encontra-se em fase de submissão às indexações em plataformas de avaliação de revistas, diretórios nacionais e internacionais.

Originalidade

CrossCheck deteta casos de sobreposição e semelhanças em textos submetidos. O editor tem o compromisso de publicar pesquisas originais e lutar ativamente contra o plágio.

Veja mais em: http://www.crossref.org/06members/46guidelines.html#Sample_Copy_CrossCheck

Carta ética

A Carta Ética – Instrumento de Regulação Ético-Deontológica desta revista é parte integrante da Carta de Princípios Éticos da Investigação elaborado pelo CEII-ACC

Revisores

Revisores Convidados